1º SEMINÁRIO DE GRAFFITI EM DUQUE DE CAXIAS
O SESC Duque de Caxias em parceria com o movimento POSSE 471, formados por grafiteiros oriundos da Baixada Fluminense, traz para Duque de Caxias representantes da cena atual do grafite do Rio de Janeiro e de São Paulo. Este encontro tem como objetivo refletir a respeito do Graffiti Art e sua legitimidade como movimento artístico junto à sociedade, além de pensar outras possibilidades para esta arte.
Programação
10h – O Graffiti mostra a sua cara: Reconhecimento do graffite como arte fora do Brasil
Com Marcelo Ment e Pamela Castro
Marcelo Vaz - Ment
Artista plástico autodidata, ilustrador e arte educador, integrante e um dos fundadores do grupo "Nação". Ganhador do Prêmio Hutuz-2003 na categoria "destaque do graffiti". Participação no I encontro internacional de graffiti de Sant Just Desvern - Barcelona em abril de 2007; Participação nas comemorações de 30 anos do festival "Africa Fete" em Marseille em Junho 2008; Participação no festival de literatura de Berlin junto com o coletivo "Grap" na Alemanha em 2008.
Pamela Castro
Conhecida como, Anarkia, estudou na Escola de Belas Artes da UFRJ. Indicada duas vezes ao Prêmio Hutúz, ganhando em 2008 na categoria “Destaque do Graffiti”. É coordenadora de arte da organização Artefeito, na qual desenvolve projetos sociais como Graffiteiras pela Lei Maria da Penha.
11h30 – Outras possibilidades: A arte do graffiti e a questão da sustentabilidade.
Com Wag - Tujáviu
Tujáviu, marca de camisas criada em 2005 pelo grafiteiro Wag. Confeccionada inicialmente de forma manual, o estilo da marca fez sucesso e hoje desenvolve uma linha de acessórios que retratam o estilo urbano.
13h – 14h – intervalo - Almoço
14h30 - A experiência do Metting of Favela e movimento do grafiiti na baixada fluminense
Com grafiteiros do movimento Posse471
15h30 – Ações de ocupações artísticas em comunidades e a possibilidade de novas visões para um mesmo espaço.
Com Acme e AiraOCrespo
ACME
Ativista e autodidata de arte urbana, MC e graffiteiro. Foi o primeiro graffiteiro a expor telas em uma galeria de arte no rio de janeiro pela galeria Haus de Arte Contemporânea. Também já teve seus trabalhos expostos na França e em Buenos Aires. Atualmente é MC e graffiteiro do grupo Rimas e Tintas junto com Airá o crespo e o DJ Sandro Machintal. É Presidente da Primeira Diretoria do MUF – 2008-2010
AiraOCrespo
Artista autodidata. Participa de projetos sócio-culturais como arte-educador, ensinando desenho e pintura, tendo atuado em outros estados e inclusive internacionalmente em Londres, Inglaterra. Grafiteiro integrante do Grupo Nação desenvolve paralelamente, junto com Acme e Machintal o projeto Rimas e Tintas, combinação performática de rap com graffiti simultaneamente.
16h30 – A cena do graffiti fora do Rio
Com Dingos e Nemvip tk - São Paulo
DINGOS
Escritor de Graffiti, Design Publicitário e Arte Educador da ONG Associação Eremim. Fundador da Crew FOSCO CREW e integrante da banda SUDACA. Foi o primeiro colocado no concurso ARTE URBANA da GOODYEAR. Participou como curador do Projeto Artefício e também integra a equipe PLASMA FOOT WEAR.
Nemvip tk
Artista urbano há nove anos dedicado a arte das ruas.
Integrante de três Crews: Vip, Todo Kanto e Só Letras Crews, participou de vários eventos em toda a São Paulo e também no Chile.
Mediação: Drope EJC
Live paint com: Márcio Bunys e Valdecy Ops
Exibição dos curtas
- Meeting of favela 2008 – ADD filmes
- Trailer do documnetário “Comendo Tinta”, sobre a cena do graffiti carioca – ADD filmes
- Graffiteiras pela Lei Maria da Penha – Coletivo Anti cinema
- Vídeos caseiros de artistas selecionados
Show de encerramento com: Rimas e Tintas e participação de Mc Coé
25/04 – 10h - Ocupação artística
Encontro de grafiteiros em Duque de Caxias para intervenções urbanas. Ponto de encontro SESC Duque de Caxias.
Classificação indicativa Livre
Entrada franca
SESC DUQUE DE CAXIAS
RUA GENERAL ARGOLO, 47 – 25 DE AGOSTO - DUQUE DE CAXIAS
TEL: (21) 3659-8377