ANTI CINEMA O QUILOMBO DIGITAL

Box Anti Cinema comprado na feira !


MusicPlaylistRingtones
Create a playlist at MixPod.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Inclusão digital? Por Sylvio Neto do Blog Chopinho Digital

O post anterior sugere muita conversa. Busquei ser menos prolixo que o normal. Na verdade ando treinando muito para romper com este hábito (ehehehehe!!!!!).Uma das transversais com as quais pode-se linkar o texto está muito bem explicado no filme do meu broder *Marcio Grafffiti* chamado “Inclusão Digital?”A internet é uma ferramenta poderosíssima, que chega hoje, com diversos alicates e chaves de boca. O computador, quando surge, cheio de ser e, de novidades, traz a possibilidade de encurtar e, diminuir trabalho e, mão de obra...Ele possibilita, inicialmente que uma enorme máquina, que faz algo, possa fazer melhor e, com um menor número de operadores e, com um tamanho mais reduzido em menor espaço de tempo...Hoje, ele além desta porta aberta tem outras performances muito naturalmente utilizadas que partem da comunicação...Pode-se hoje, comunicar um computador de um pólo ao outro do globo terrestre.Esta é uma das ações que podem ser vistas e, pensadas e repensadas, no filme de Marcio Grafitte...Parte dos jovens – as meninas – linkam-se com outros jovens através de uma das redes sociais disponíveis (podem ser o Orkut ou MSN, das muitas, as mais comuns). Os garotos, linkam-se através de um jogo ( o mais comum é o Counter Strike, uma espécie de contagem de corpos... nada diferente do que vivemos na Baixada Fluminense).A utilização da Lan House, porta de entrada e saída da possibilidade múltipla de comunicação e ente mais querido da chamada, Inclusão Digital, senha, que permite que milhares de jovens que não possuem computadores em casa e, muito menos, acesso à internet de banda larga possam, desbravar um verdadeiro universo de portas abertas, para a comunicação, interação, conhecimento, entretenimento, pesquisa e simples diversão.É em uma, Lan House, de bairro, que se passa a ação do filme de *Marcio Graffiti* que é um dos integrantes do Coletivo Anti Cinema (http://coletivoanticinema.blogspot.com/ - que segundo me consta e não aposto na certeza, começa, com a iniciativa de *Marcelo Yuka* e a FASE, na *Cia de Cinema Barato*)...Ali, ações comuns, muito normalmente disputadas por qualquer usuário de Lan House, acontecem...Jovens interados em jogos em rede demonstram toda a sua capacidade e emoção em xingamentos e demonstrações de muito pouca educação e interesse na democratização da informática e na inclusão digital...Ao revés de estarem pesquisando, travando discussões com parceiros de outros bairros e/ou comunidades e paises de língua conexa e ou diferente...Devoram-se em disputas quase sangrentas nos jogos de alta emoção e violência ou ainda em conversas intrigantes, com versos ao sensual e ao encontro a dois.Muito boa à visão e a direção do filme, no que tange a discussão, do que podemos ver na real ao entrarmos em uma Lan House.Ao visitarmos a página do *Coletivo Anti Cinema* no - Canais YouTube ( http://br.youtube.com/user/marciozn2003 ), será possível ver a intenção de ação dessa galera onde se pode ainda encontrar alguns imberbes: “Este é um espaço para a divulgação de nossos trabalhos e trabalhos de outros parceiros ! Somos a Anti Cinema ! Cinema feito de forma diferente. Muito Diferente. Somos os caras que fazem Cinema de baixo orçamento com cunho social de verdade ! Valorizamos a democracia e os direitos dos jovens ! Anti Cinema fazendo a democracia cinematográfica acontecer de verdade !” - Nome: Marcio Graffiti/ 29 anos.Ocorre hoje, desde ontem, uma verdadeira revolução da informação...Esta revolução é capitaneada pelos técnicos em TI (Tecnologia da Informação)...E vários mecanismos estão à disposição de nós simples mortais e usuários dos serviços da W.W.W (world wide web, ou seja, rede mundial de computadores)...A tão esperada e inusitada eleição de Barack Obama utilizou-se, das ferramentas disponíveis e de grátis (0800) na web:· Blogs;· Twitter (é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.);· Orkut;· Linkedin,(é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em Maio de 2003 [1] (comparável a redes de relacionamentos), principalmente utilizada por profissionais. Em Novembro de 2007, ela tinha mais de 16 milhões de usuários registrados, abrangendo 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas (como classificado pelo serviço). O principal propósito do site é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas que eles conheçam e confiem em empresas. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões;· YouTube;· Site;· Redes Sociais (A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados);· Facebook, ( É uma rede social nos moldes do Orkut e MySpace, A rede social Facebook era voltada somente para estudantes e professores cujo acesso só era permitido se a instituição de ensino fosse cadastrada. Mas agora você também já pode se cadastrar e usufruir de seus serviços;· Microblogging (sucesso do momento, que tem por base o envio de atualizações a partir de respostas constantes à simples pergunta: "o que você está fazendo?". Micro-blogging é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, mp3 ou pela web),· Sistema de Mensagens de Texto Pelo Celular· MSN;· Google Talk;· My Space;· (outros…)A pergunta que fica e que não termina o texto é...Por que os jovens não se utilizam destes instrumentos, maciçamente entregues a várias comunidades pelo poder público através de ONG´s, Pontos de Cultura, iniciativas Municipais e Estaduais (escolas publicas) e ainda pela iniciativa privada, para aumentar seu poder de comunicação, de educação e de pesquisa?Bom, não é a intenção deste texto que naum pretendia ser tão longo, esgotar esta discussão que nasce no post anterior... Ficha Técinica Direção: *Marcio Graffiti* Câmera: Matheus Topine Produção: Guilherme Cabral Roteiro: *Marcio Graffiti* e Guilherme Cabral Edição de Imagens e de Som: *Marcio Graffiti* Música; Pacha – Pés No Chão (participação de Casulo e K-Bide) Elenco: Nós da Baixada